quinta-feira, dezembro 10, 2015

Carta de repúdio a posição dos rabinos de São Paulo quanto ao trabalho da Shavei.



Queridos amigos do blog,
Como já se sabe, o Rabino Yeshayahu Bem Nun representante da Shavei Israel no Brasil, pediu seu afastamento devido a pressão sofrida pelos dos rabinos de São Paulo que são contra que os bnei anussim (descendentes de judeus forçados ao cristianismo nos tempo da Inquisição) retornem ao judaísmo.
Quero que todos entendam que nem toda comunidade judaica brasileira compactua com essa atitude arbitrária dos rabinos paulistas. Tanto que, segue abaixo a carta do Presidente da Congregação Judaica Pnei Or  (Petrópolis-RJ) e membro do Conselho Sefaradi do Rio de Janeiro, o Sr. Isaac Kayat,  que se manifestou contra essa posição ditatorial. 
Segue a carta:
***
Prezados companheiros e amigos da P´Nei Or
Tomei conhecimento hoje do desligamento do Rabino Yeshayahu Bem Nun representante da Shavei Israel no Brasil, que vem realizando um trabalho da maior importância em benefício dos B´Nei Anussim em nosso país.
O motivo  do seu afastamento foi uma correspondência cujo responsável  se denomina Conselho de Rabinos do Estado de S.Paulo, assinada por 9 Rabinos.
Essa correspondência, dirigida ao casal além de ameaçadora inicia com uma inverdade.
Senão vejamos:
1 -Eles alegam que o casal vem propondo aos B´Nei Anussim Conversão.
Pelo que tenho tomado conhecimento o trabalho da Shavei tem deixado bem claro que não faz conversão, o que tem feito é a proposta de aulas de  calendário judaico, Sábado, festas, leis principais, ciclo da vida, lei kasher de forma geral  etc ,além de cursos de conteúdo didático voltado para preparação ao Beit Din.
Por outro lado a Shavei deixou claro que não realiza conversões. Agora está oferecendo ensinamentos nos cursos de aprendizados das leis judaicas, tranquilamente o ensino de um Beit Din, na medida em que a maioria pretende um dia se tornar ou retornar ao povo, através de um processo halachico num tribunal Rabínico.  É bem adequado estarem preparados .
Isso não significa que estão propondo conversão, como declara  a correspondência.
2 – Eles alegam que é devido a oposição do Grão Rabino.
Que argumento tôlo, na medida em que o conjunto de Rabinos que alega representar a comunidade de um Estado desse imenso país se acharem no direito de ameaçar um  Rabino de uma  instituição que tem realizado um belo trabalho, apoiada pelo Governo de Israel no retorno de milhares de pessoas de diversos países por esse mundo a fora.
Por outro lado a P´Nei Or tem realizado o trabalho de abrir as portas para esses B´Nei Anussim há mais de 4 anos, mostrando à comunidade maior do Estado do Rio de Janeiro, e que temos contado a nossa história, a dos forçados, aumentando, cada vez mais, o interesse das pessoas por essa causa, a dos B´Nei Anussim,
Tenho, nos Congressos Sefaradi, nesses 4 anos, criticado os Rabinos pelo desinteresse deles quanto a esse assunto que é da maior importância.
Nem por isso, nos sentimos ameaçados, em nosso país, com plena garantia das leis constitucionais, caso houvesse essa pressão política de alguns Rabinos.
Nós nos achamos no direito de expressar nossas opiniões, de abrir os braços e ouvir essa gente que chega pedindo ajuda para se aprofundar no aprendizado do judaísmo, na sua história,  na sua religião, em suma na sua cultura, com seus costumes e tradições. Imagine,  nesse Estado onde vivemos, nos afastarmos dessa causa, fechando as portas a essa gente, que hoje está na casa dos milhares ou mais, assim como fazem  a maioria das sinagogas, conduzidas por Rabinos, que se acovardam, com medo não sei bem de que, esquecendo o princípio básico da religião judaica, amar ao próximo, esquecendo do lado humanitário que trazemos dentro da causa dos B´Nei Anussim.
Temos que dar Graça a D´us de vivermos nesse país onde temos a liberdade e o direito de professar a nossa religião (os forçados não tiveram esse direito há mais de 500 anos atrás), termos o livre arbítrio de ensinar judaísmo, sem preconceito e extremismo, caso presente em outra religião que vem causando com muito radicalismo e intolerância, muito mal a muitas pessoas em muitos países, principalmente na Europa. 
3- Gostaria de ressaltar que, no afastamento do Rabino Bem Nun, no mesmo instante da ameaçada correspondência, ficou patente que ele se sentiu intimidado, tomou a decisão por ele, acredito, sem consultar a cúpula da Shavei Israel, além disso, alegou que não sabe se haverá outro representante.
4- O Rabino Bem Nun, B´Nei Anussim que é , é Rabino de fato, por Israel, a primeira vista, se precipitou, se sentiu mal.
Ele alegou grande pesar, profunda tristeza, angustia e choro.
O Rabino , idealista que é , batalhador, e dedicado em seu trabalho, sentiu medo, diante desses Rabinos e não teve tempo de reagir, faltou a ele , naquele momento. tranquilidade para avaliar aquela ameaça.
Não será que aqueles Rabinos, diante dessa avalanche de futuros potenciais de pessoas que  se candidatarão a Conversão ou Retorno, eles os Rabinos  estariam enxergando a concorrência de outros Rabinos de fora?
Enfim vamos continuar com toda a liberdade lutando pela causa com  mais empenho e luta.
Vamos também, enviar mensagem ao Rabino Bem Nun pedindo que ele volte e  que nós todos o apoiamos nesse trabalho da maior importância
para os nossos B´Nei Anussim..

Isaac Kayat
Presidente da Congregação Judaica Pnei Or - Petrópolis.
Membro do Conselho Sefaradi.

8 comentários:

  1. Ao ler essa carta, não posso deixar de apoiar o corajoso posicionamento da Pnei Or.
    O proselitismo não é estimulado no judaísmo, mas deixar apoiar os próselitos sinceros e justos é outra coisa completamente diferente.
    Espero que essa postura de coragem (que coincide com a Festa de Chanuká, o ato magno de coragem coletiva do judaísmo) inspire outras comunidades a refletir racionalmente sobre o assunto com amparo nas halachot.
    Prudência ao realizar processo de teshuvá ou de conversão não significa proibição.
    Parabéns pela coragem moral que foi demontrada!

    ResponderExcluir
  2. Estamos apoiando o rabino Bem num neste trabalho maravilho que vem realizando em nosso país, avante, desistir nunca.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou José Francês Rodrigues.
    E deixo os parabéns e meus agradecimentos a comunidade pnei or. Pois estou em busca do judaísmo e quando recebi a notícia de que a shaver estava se retirando do Brasil. foi um estado de tristeza pra mim pois isso é de fato triste ver a Esperança de milhares de pessoas sendo arrancada de seus corações. chorei a primeira vez que ouvi o Ino nacional de Israel mesmo sem entender nada do que era dito. Hoje não tenho estudo o bastante mais amo o povo judeu de coração e ando em busca do conhecimento e da torar. Esperamos que o Eterno nus ajude a vencer estas barreiras. sou natural de Cidade de Chapadinha.Maranham. e tenho fortes indícios de ser um benei anusim. e mesmo que eu não seja isso não me faz deixar de qualquer o judaísmo a torar pra minha vida. Obrigado as que defendem está causa.

    ResponderExcluir
  4. os rabinos vao pagar um grande preço estao esperando uquer u mundo viror sodoma e gomorra

    ResponderExcluir
  5. shalom fica aqui meu apoio so da shavei israel da bahia a mais de 10 anos somos 100 mebros vamos dobra em um ano em 200 mebros os rabinos de sao paulo vai desmaiar porque hashem ta shegando shalom

    ResponderExcluir
  6. sosiedade israelita sefarodith de eunapolisb bahia rua turmalina seguimento rua a n 8 bairro santa izabel cep 4582000 fone 73981099081 ou 73981539920

    ResponderExcluir