sábado, setembro 28, 2013

Vida Longa e Próspera.



O que tem haver Star Trek com o judaísmo? Muita coisa. Mas, nada é mais emblemático e aparente do que a saudação volcana.

Vida longa e Próspera.

Data estelar 3372.7, o local é o planeta Volcano. O Senhor Spock retorna ao seu planeta natal. O motivo, Spok entra em um período biológico chamado Ponn Far (algo parecido com o período fértil do salmão) Nesse período, eles devem retornar há um determinado local específico para poder ter relações sexuais com uma parceira ou morrer.

Ao chegar no planeta Volcano, Spock saúda os outros volcanos de uma maneira bem peculiar. Diferente de nós humanos que temos contatos físicos como apertos de mãos, abraços, beijos, etc. Os volcanos levanam a mão direita e fazem um sinal com  a mão e dizem: "Vida Longa e Próspera".

Este é o primeiro episódio da segunda temporada denominado: "Amok Time" (No Brasil teve o nome de:
Tempo de Loucura). Da série de TV Star Trek (Jornada nas estrelas, no Brasil). A data, 15 de setembro de 1967 e o local, vários lares americanos.
Mas o que tem haver Spok, a saudação volcana e o judaísmo?

Uma saudação volcana ou judaica?

Na maioria dos lares americanos, a saudação volcana fez muito sentido, afinal, Spock é apenas meio-humano (filho de um volcano e uma humana) e criado dentro da cultura alienígena volcana. Nada mais lógico que os volcanos tivessem uma saudação diferente.

Nos anos 60, no auge do movimento hippie, muita gente relacionou o sinal em forma de V e as palavras "Vida longa e próspera" com o sinal hippie em V com as palavras "Paz e amor". Mas, nesse mesmo dia, em alguns lares judeus americanos, algo chamou muita atenção. Aquele sinal era muito familiar. Era um sinal feito em serviços religiosos judaicos. Esse era o sinal dos Cohanim.

Leia também

Capitão Amédica - Defensor do American Way e do povo judeu.





Os cohanim.
Ilustração representando os Cohanim (Sacerdotes) fazendo a benção (beracha) nos tempos do Templo

כהנים Cohanim (pluram de כהן Cohen, palavra hebraica que significa "sacerdote"), durante alguns cultos religiosos judaicos. Os Cohanim são descendentes genealógicos dos sacerdotes judeus que serviam no Templo de Jerusalém. Judeus modernos não possuem sacerdotes conduzindo os serviços religiosos como nos tempos antigos, nem temos mais sacrifícios de animais. (Sim, as pessoas realmente me perguntam sobre isso!) O sistema sacrificial terminou com a destruição do Templo pelos romanos no ano 70. E.C. No entanto, um remanescente do serviço do Templo vive no ritual Birkat Kohanim ברכת כהנים (bênção dos sacerdotes), também conhecida como Nesiat Kapayim ("estender as mãos"), Os judeus ashkenazi chamam de  Dukhanen (Da palavra em Iídiche "dukhan" - Platforma - Por que a benção é é dada de uma tribuna mais elevada) e é realizada em certos em algumas ocasiões específicas. Eis a benção:
Ilustração do  Birkat Kohanim. Nos tempos
modernos após a destruição do templo.

Em hebraico:
יְבָרֶכְךָ יהוה, וְיִשְׁמְרֶךָ
יָאֵר יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ
יִשָּׂא יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם

Transliterado:
Yevarechecha Adonai veyishmerecha
 Ya'er Adonai panav eleicha vichunecha
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom

Português
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Que  o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.
Que  o Senhor Eterno sobre ti levante o rosto e te dê a paz.


Na verdade, a bênção é feita com ambos os braços estendidos horizontalmente para frente, na altura dos ombros, com as mãos se tocando, para formar a letra hebraica ש (shim). Isso significa a palavra hebraica שדי (Shadai) escritas com a letra (Shim, Dalet e Yud) que significa "Todo Poderoso [Deus]" e também é o acrônimo de (ש)Shomer (ד)Daltot (י)Yisrael (Guardão das Portas de Israel). Nimoy modificou este gesto em uma das mãos em posição vertical, tornando-se mais como uma saudação. Então, tecnicamente, a saudação vulcana não é a mesma coisa que a bênção judaica cerimonial. Ainda assim, a semelhança é perto o suficiente para evocar o reconhecimento imediato entre os judeus conhecedores.
O sinal usado pelos Cohanim
forma a letra hebraica Shim
.
A bênção real é feita com ambos os braços estendidos horizontalmente na frente, na altura dos ombros, com as mãos tocando, para formar a letra hebraica "shin". Isso significa a palavra hebraica para "Shaddai", que significa "Todo Poderoso [Deus]". Leonard Nimoy (O ator que interpretava Spok) modificou este gesto em uma das mãos em posição vertical, tornando-se mais como uma saudação. Então, tecnicamente, a saudação vulcana não é a mesma coisa que a bênção judaica cerimonial. Ainda assim, a semelhança é perto o suficiente para evocar o reconhecimento imediato entre os judeus conhecedores. Imaginem a surpresa  de vários espectadores judeus que assistiram o episódio inédito!

Durante o culto da sinagoga, os espectadores não devem olhar para os Cohanim enquanto a bênção está sendo dada. A razão para isso é focar toda nossa atenção nas palavras da própria oração, ao invés de olharem para os Cohanim. Os Cohanim são apenas os canais, e não a  origem, da bênção, que vem de Deus. Infelizmente, todos os tipos de superstições tolas surgiram sobre este ritual, como "Não olhe para os Cohanim, ou você vai ficará cego!" e outras bobagens. A verdadeira razão é simplesmente a de se concentrar em receber as bênçãos diretamente de Deus, e não de seres humanos.

O sinal não é secreto. Pode ser visto em
vários lugares como:
Fachadas, jóias, chaveiros, lápides, etc.
Devemos também observar que a proibição contra a olhar o sinal aplica-se apenas durante o ritual de bênção. O gesto em si não é nada secreto. Você pode vê-lo exibido abertamente em livros e em amuletos, jóias, enfeites de parede, chaveiros e lápides, etc. Ao contrário da lenda urbana, Nimoy não estava violando quaisquer tabus judaicos usando este gesto em Star Trek, especialmente desde que ele modificou a partir da versão original. Eu, por exemplo, acho que é absolutamente maravilhoso que algo tão autenticamente judaico tornou-se universalmente reconhecida como uma saudação de paz. Mais do que qualquer outra
coisa oriunda de Star Trek.

Além da própria saudação, o uso cerimonial de "Vida longa e próspera", e sua resposta menos conhecida, "Paz e vida longa", também mostram uma forte influência judaica. O formato é semelhante a uma tradicional saudação em hebraico: שלום עליכם "Shalom Aleichem" (a paz esteja com você)  e a resposta, "Shalom Aleichem" (a paz esteja sobre vós.) Os muçulmanos têm uma saudação semelhante em árabe que é "Salaam Aleikum" e a resposta "Aleikun Salaam". Mais uma vez, podemos ver um forte paralelo entre a cultura vulcano e as culturas do Oriente Médio.

Mas como a saudação chegou em Star Trek?

Nas gravações do episódio "Amok Time", Leonard Nimoy teria que saudar outros volcanos. Mas havia um problema, em um outro episódio anterior, foi dito que os volcanos possuem habilidades telepáticas natuarais. E essa contato telepático se dá através do toque. Logo, se um volcano tocar em outro haverá naturalmente uma invasão de privacidade. Por isso, Leonard Nimoy teve a idéia de usar um gesto totalmente distinto e sem contato físico. Então teve a idéia de usar um sinal em forma de V com o polegar para fora. Mas de onde ele torou esse sinal?

Mas fácil saber das palavras do próprio Leonard Nimoy:

"Eu cresci em um bairro interessante do centro da cidade, em Boston. A área era conhecida como West End, e foi escrito sobre ela em um livro chamado os Urban Villagers  Era uma área desejável, uma vez que ficava a uma curta distância do centro de Boston e do Boston Commons, bem como, está situado ao longo das margens do Rio Charles.
A população era em sua maioria imigrantes. Talvez 70% italiano e 25% dos judeus. Minha família participava de serviços em uma sinagoga judaica ortodoxa. [...] Nós estávamos especialmente atentos aos grandes feriados, Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, e Yom Kippur, o Dia do Perdão.
Já que eu era um pouco musical, fui chamado quando garoto, para cantar no coral para as festas e eu estava, portanto, expostos a todos os rituais em primeira mão. Eu ainda tenho a memória viva da primeira vez que vi o uso das das mãos com os dedos divididos sendo estendido para a congregação em bênção.

Havia um grupo de cinco ou seis homens de frente para a congregação e cantando em gritos apaixonados de uma bênção em hebraico. Ele se traduziria em 'Que o Senhor te abençoe e te guarde", etc ...
O Rabino Yonassan Gershom é um Trekkie
(Fã de Star Trek) e autor do livro: 
Jewish Themes in Star Trek.

Meu pai disse: 'Não olhe.'

Soube mais tarde que, acredita-se que, durante esta oração, o 'Shechina', o aspecto feminino de Deus vem ao templo para abençoar a congregação. A luz desta deidade poderia ser muito prejudicial. Assim, nos disseram para nos proteger, fechando os olhos.

Eu espiei.

E quando eu vi o gesto de divisão de dedos destes homens ... Eu estava em transe. Eu aprendi a fazê-lo simplesmente porque ele parecia tão mágico.


Foi, provavelmente, 25 anos depois que eu apresentei esse gesto como uma saudação volcana em Star Trek e tem ressoado com os fãs em todo o mundo desde então. Isso me dá grande prazer, pois é, afinal, uma bênção."



E agora com vocês, o momento que ficou para a história. A primeira vez que a saudação volcana apareceu na TV.


Shavua Tov e vida longa e próspera!




6 comentários:

  1. Leonard Nimoy faleceu hoje 27-02-2015.

    ResponderExcluir
  2. O Deus bíblico tentou criar criaturas que lhe seriam semelhantes, mas como só conseguiu produzir Anjos e humanos imperfeitos, ele os culpou pelos seus erros cometidos, bem como, precisou fazer diversos Recalls...
    Para um ser omnipotente, e omnisciente ele deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  3. Lisandro Deus é perfeito nós somos imperfeitos Deus sabe o que faz e nós não sabemos o que dizemos

    ResponderExcluir
  4. Como seria o amor perfeito? Imaginemos que alguém que ama,dê a liberdade! Mas imaginemos que esse alguém criou seres perfeitos e que para serem perfeitos,deveriam saber que quem os criou,verdadeiramente os ama. Fez perfeitos e dá-lhes a liberdade. Saiba que a liberdade é a melhor forma de qualquer ser criado,saber agradecer sem ser obrigado a agradecer. Se você ganha algo muito bom,isso se chama presente e se você agradece...entendeu!

    ResponderExcluir